'

VOCÊ CONHECE O TEU ADVERSÁRIO?

VOCÊ CONHECE O TEU ADVERSÁRIO?
   
imagem internet
   A guerra entre o bem e o mal é algo nítido nas Escrituras Sagradas. Somos soldados de Cristo convocados para diariamente batalhar contra o mal. A guerra é contínua, não tem como fugir do combate que se intensifica cada dia mais e mais! Diante disso surge a pergunta: - Você conhece o teu adversário? 
     Sun Tzu foi um grande general, estrategista e filósofo chinês que teve seu nome eternizado nos anais da história com o livro A Arte da Guerra.  Esta obra era e é reconhecida até hoje pelos generais como “um livro que todo soldado precisa ler” (indico que você leia também e pesquise sobre ele na internet). Muitos dos ensinamentos de  Sun Tzu podem ser aplicados na guerra espiritual que enfrentamos diariamente, entre eles destaco sua preocupação em conhecer o adversário, disse Sun Tzu:

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece, mas, não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”


     Transmitindo esse pensamento para o campo espiritual vamos analisar biblicamente quem é o nosso adversário, o que ele quer de nós e como vencê-lo:

porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6:12 [JFA-RC])

     Como seguidores de Cristo precisamos entender que nossa luta não é contra pessoas, mas, sim contra os  principados e potestades do mau.  Paulo usa esses termos para descrever uma terrível força demoníaca que nos rodeia! A palavra “principado” vem do grego “αρχη (arche)”  que significa “primeiro”  no sentido de magistrado.  Já a palavra “potestade” vem do grego “εξουσια (exousia)” e significa força, autoridade, jurisdição,  no sentido de alguém que governa. E é justamente contra esse ser real, adjetivado como forte e poderoso que estamos guerreando.  Ah, não posso esquecer essa diferença, ele é invisível, as vezes está do teu lado te rodeando e você não vê! Diante disso a Bíblia nos alerta:

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1Pe 5:8 [JFA-RC])

     Este texto apresenta um dos nomes do nosso adversário “diabo” do grego “διαβολος (diabolos)” que significa “caluniador, difamador, acusador” sempre no sentido de alguém que usa de falsidade.  Já pensou, uma força invisível e terrível te rodeando com a intenção de te devorar? Calma, por favor, não se assuste! É necessário citar essas características para que você tenha um noção de quem é o teu adversário. Eu  te aconselharia a pesquisar mais sobre o assunto, mas, no fundo do meu coração penso que não convém ficar se envolvendo com as trevas, satisfaça tua curiosidade e se envolva com a luz, porque, luz atrai luz e trevas atrai trevas.  Saiba que por mais que o teu adversário seja forte e poderoso,  ele não é onipotente igual o teu Deus.  
     Agora que você já conhece as características do teu adversário vamos falar sobre as tuas. Não pretendo estender esse assunto, pois, creio que nas páginas anteriores ficou bem claro que  você é a prova de que Deus é amor! Aquele que é Onipotente se fez carne e veio a esse mundo morrer a morte que pertencia a nós. Será que Jesus se importa conosco? Imagino agora ecoando em teus pensamentos um suave sim!
     Como disse Sun Tzu, Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.   Agora você sabe que o teu inimigo é caracterizado como mestre em enganação,  é ainda muito poderoso e invisível, com o desejo imenso de te devorar, mas, você é “a menina dos olhos” do Todo Poderoso, e como certa vez disse o Apóstolo Paulo... se Deus é por nós, quem será contra nós? Jesus Cristo te garante a vitória através da cruz,  nela as potestades e principados do mau foram despojados e envergonhados publicamente (Cl.2:15).   Não temas que o Todo Poderoso é contigo, contudo, seja esperto e vigie, para não cair nas artimanhas do adversário. Muito cuidado com:
·         O mundo - que está deitado no maligno,  totalmente imergido num lamaçal de mentiras. Nele o adversário coloca pratos atraentes que servem como iscas para te pescar!
·         A carne - que tem tendência e prazer pelo pecado . O pecado na maioria das vezes se apresenta com algo bom e gostoso, esta é uma das estratégias do adversário, alimentar a vida carnal e enfraquecer a espiritual.
     Diante de tudo isso não se preocupe, você está numa guerra, e o teu general que é muito mais inteligente e capacitado do que Sun Tzu,  inspirou o Apóstolo Paulo a escrever um método infalível para vencer o inimigo sem sofrer:

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecerfirmes.
  Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,
(Ef.6:10-18).



Antes de ir para guerra pense nestas perguntas e nestas afirmações:

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?  Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;  Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;  quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.  Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.  (Rm.8:31-39)

    Somente ... fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder... este é o segredo para vencer o mestre do ilusionismo. Ele tentará de mil e uma maneiras, delas perderá mil e duas vezes, mas, mesmo assim ele nunca desistirá da tua alma, fica esperto, cuidado com as ciladas e com a carne! Lembre-se:
Soldado,  estamos em guerra e o teu adversário é um derrotado persistente!

Leia também:

O que a Bíblia diz sobre o impossível?

 Como posso receber perdão de Deus?