'

Para que serviu o batismo de João?

- Dica: Invista em você: Conheça o Curso 24 horas, clique aqui

Ele veio como sendo “a voz que clama no deserto” e o anunciador da vinda do Messias. Seu ministério durou pouco tempo, mas teve um grande impacto! Ele veio de uma forma diferente, vestido com peles de camelo, se alimentava de mel e gafanhotos, pregava o arrependimento, anunciava o reino dos céus que se aproximava e  também batizava. Este era João Batista, o homem que até hoje, -mais de dois mil anos depois- faz os neurônios de   muitos cristãos “fritarem”  quando defrontam com esta dúvida, para que serviu o batismo de João?
Pensando nisso preparei este estudo para esclarecer o assunto:


·        *    O batismo de João Batista e o Nosso, diferenças:

João Batista batizava para o arrependimento dos pecados:
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; ... (Mat.3:11)
O batismo   do Messias  tem um significado muito mais amplo do que este realizado (e nunca ensinado) por João Batista. Nosso batismo significa, de uma forma bem resumida, morte, sepultamento e ressurreição (Rom.6:3-10). Em breve prepararei um estudo sobre isso.
·       
               *  Então  o batismo de João Batista serviu somente para despertar arrependimento no povo?

Se for entender de um modo superficial sim, mas, vamos mergulhar nas “entrelinhas” do texto e descobrir que a mensagem vai muito mais além do que muitos imaginam.
Vamos analisar mais afundo o batismo:

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento   e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.  E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.   E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mt 3:7-12 )

João Batista pede para que eles produzam frutos dignos de arrependimento. O Evangelista Lucas fornece mais detalhes, mostrando a reação das pessoas,veja:

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira.  E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que aquilo que vos está ordenado.
E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo.
(Luc.3:10-14)

Este é o fruto de arrependimento que João Batista ensinou. Na verdade era uma preparação para a vinda do Messias,  despertando temor no coração do povo e os convencendo a  ter um coração puro, a serem misericordiosos para com os necessitados  e hospitaleiros  para receber o Messias. Aquele que aceitava o batismo de João Batista  estava declarando publicamente  o arrependimento dos seus  pecados e aceitando viver conforme esses ensinamentos,  que,  seriam os mesmos ensinamentos  de  Jesus.
Concluindo:   O batismo feito por João Batista, nunca foi ensinado e nem repetido por outro. Não tem nada a ver com o nosso e  serviu para preparar o coração do povo para a vinda do Messias, ou seja, para o inicio do ministério do Messias.

 veja também: