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GNOSTICISMO


Introdução e Caracterização Geral

A palavra «gnosticismo» vem do grego gignoskein«saber», referindo-se a um movimento dedicado à obtenção de um conhecimento genuíno maior, por meio do qual, segundo seus adeptos criam, poderia ser obtida a salvação. O gnosticismo, tal como as religiões misteriosas dos gregos, reivindicavam possuir uma sabedoria esotérica, que se tornaria propriedade dos iniciados, em contraste com os de fora, que não seriam assim privilegiados. Segundo esse sistema, os iniciados eram os eleitos, ao passo que os demais não eram passíveis da redenção, pelo que seriam os hílicosou seja, aqueles de tal modo imersos no principio material que não podiam obter qualquer coisa que fosse espiritual. Conhecimento místico, ritos e práticas mágicas eram promovidos pelo sistema gnóstico. Esse sistema fez competição com o cristianismo bíblico durante cerca de cento e cinqüenta anos, tendo atingido o seu ponto culminan­te na segunda metade do século II D.C. Irineu escreveu contra o sistema, e muito daquilo que conhecemos sobre o gnosticismo nos veio através dos escritos de Irineu. Entretanto, o gnosticismo perdeu o ímpeto no século III D.C, ao mesmo tempo que o maniqueismo veio substitui-lo como o competidor principal do cristianismo bíblico. Houve grande variedade de sistemas gnósticos. As variedades mais importantes eram os ofitas, de Celso; os nicolaitas; os arcôntici; os setitas; os carpocratianos; os naaseni; ossimoniani; os barbelognósticos; os bardesanesianos; os basilidianos; os marcionitas; os cerintios; os valentinianos; os ebionitas e os elquesaitas.

Muitas variedades dessa heresia se espalhavam por diversas áreas do mundo antigo; o que é dito aqui serve apenas de caracterização geral. A forma particular de gnosticismo, encontrada em Colossos, e que tinha um elemento judaico pronunciado além do comum, é amplamente comentada na seção III no artigo sobre Colossenses; e este artigo deve ser consultado, pois ali há informações sobre a situação local do erro religioso que foi o impulso por detrás da escrita da presente epistola. Em outras palavras, Paulo escreveu justa­mente para refutar a heresia gnóstica que havia em Colossos.

Os pais da igreja primitiva chamavam o gnosticismo de «sabedoria grega», e Harnack o chamava de helenização aguda do cristianismo. Há certa verdade em ambas essas designações, mas ambas são incompletas. O gnosticismo combinava elementos da filosofia grega, das religiões pagãs misteriosas, do judaísmo e do cristianismo; mas, sob algumas formas, o gnosticismo já existia no mundo pré-cristão, como aliado das religiões místicas orientais. O judaísmo e o cristianismo modificaram essas religiões místicas em várias áreas, onde as três entravam em conflito. Estudos mais recentes têm indicado que devemos ver o gnosticismo mais como uma forma de misticismo, com influências babilônicas, egípcias, iranianas e hindus, e não somente uma forma de filosofia dotada de especulações místicas. No gnosticismo se combi­navam a orientalização da civilização greco-romano e a helenização do Oriente.
No tocante ao cristianismo, o gnosticismo consistia, essencialmente, na tentativa de fundir as revelações dadas por meio de Cristo e seus apóstolos com os padrões de pensamento já existentes. Se porventura o gnosticismo tivesse tido sucesso, nessa tentativa, o cristianismo tornar-se-ia apenas mais outro culto misterioso greco-romano.

Esboço:

1. Plano de Salvação
2. Categorias dos Homens
3. Intermediários
4. Deus
5. Quanto a Cristo
6. A Expiação pelo Sangue
7. Docetismo
8. Ética e Conhecimento
9. Empréstimos
10. Personagens Principais
11. Gnosticismo Combatido no Novo Testamento
12. Sumário de Algumas Idéias Gnósticas Básicas
13. O Gnosticismo e a Literatura

1. Plano de Salvação

O gnosticismo expunha, essencialmente, um plano de salvação, tal como o faz o cristianismo, o que significa que o conflito básico era inevitável. O gnosticismo pintava a realidade como que dividida em dois dramas distintos, a saber, um espiritual e cósmico e outro histórico e terreno. No mesmo está retratado o ciclo da criação, da existência, dos sofrimentos, da morte e da ressurreição. Nos mais elevados céus estaria um ser supremo, intocável, inabordável. Realmente, seria um ser deísta, o qual, mediante poder criador, delegaria poder a seres inferiores, os quais entrariam em contacto com a matéria, ao mesmo tempo que ele não se deixava tocar e nem influenciar pelo drama histórico inferior. Não poderia tocar na matéria, visto que esta seria o princípio mesmo do mal, o que só poderia contaminá-lo. Também haveria um demiurgo- que teria criado este mundo, o qual entraria em contacto com o mesmo, uma idéia que, na realidade, não difere muito da doutrina do Logos do cristianismo, embora expressa por moldes inferiores. Nisso se vê traços da filosofia platônica, que já postulara o «demiurgo», e o drama cósmico, que teriam relações com o nosso drama histórico. No gnosticismo também se postulava uma «queda cósmica», que consistiria, antes de tudo, da alienação entre esta criação e Deus, o que corresponderia à «queda histórica», que envolveu o homem. Uma vez mais, isso não difere muito das idéias que, sobre a mesma questão, podem ser extraídas do Antigo e do Novo Testamentos. Também haveria a pleroma ou manifestação total de Deus, nas dimensões celestiais, que seriam suas emana­ções, partículas de sua própria natureza; e também haveria as hysteremaou seja, emanações inferiores acompanhantes, de natureza terrena. O Deus Altíssimo não seria o responsável pela criação deste mundo e seu caos, pois este seria o domínio do «demiurgo»; no entanto, Deus seria o responsável pela criação ou emanação do «demiurgo».

O objetivo inteiro da vida seria a libertação da alma, que é a parte imaterial do homem, deste mundo material, porque a matéria, incluindo nossos corpos físicos, seria inerentemente má, totalmente incapaz da redenção. Assim sendo, o alvo seria a separação entre o espírito e a matéria, ficando de lado a imperfeição e o mal, com a volta às dimensões do espírito, da luz e da santidade. Ora, em vista da matéria não poder ser remida, não importaria o que fazemos com nossos corpos; e poderíamos puni-los com o ascetismo ou nos entregarmos à mais completa licenciosidade. Ao mesmo tempo, sem qualquer impedimento, a alma poderia ser cultivada. Tanto o ascetismo como a licenciosidade seriam meios de cooperação com o processo deste mundo; e deveríamos agir assim na esperança de que isso liberte finalmente a alma do meio ambiente físico. Final­mente, o propósito deste sistema mundial seria aniquilar totalmente à matéria, que seria a raiz verdadeira de todo o mal. Poderíamos ajudar esse processo abusando do corpo, o qual seria apenas a prisão material da alma, pois o corpo físico perecerá juntamente com a matéria, na conflagração final. Esse processo de elevação da alma, mediante a entrega do corpo aos excessos ascéticos ou licenciosos, não poderia ser efetuado sem o conhecimento e a sabe­doria esotéricos, que seriam revelados aos gnósticos através de certos ritos, sacramentos, práticasmágicas, etc. Segundo pensavam os gnósticos, assim é que a salvação seria conhecida pelos homens, assim é que a alma seria instruída para a sua fuga.

2. Categorias dos Homens

Ainda segundo as idéias gnósticas, os homens pertenceriam a três categorias: os hilicosos psíquicos e os pneumáticos, ou seja, respectivamente, os «materialistas», os «meio-espirituais» e os «espiri­tuais». Os hilicos estariam presos à matéria, estando sempre sujeitos ao mal, às astúcias de Satanás, às influências do reino das trevas, pelo que seriam totalmente incapazes de receber a redenção. Esse grupo incluiria a vasta maioria dos homens, sendo impossível para eles qualquer raio de esperança. hipercalvinismo caiu nesse mesmo erro, embora com base em diferentes premissas. Isso pode ser confron­tado com o que se aprende no primeiro capítulo da epístola aos Efésios, onde tudo quanto há na criação aparece sujeito à restauração em Cristo, o que é prometido como algo que, finalmente, terá lugar. O trecho de I Tm 2:1-5 é especificamente, contrário a esse ponto de vista de que a maioria dos homens não pode ser salva, conforme dizia a heresia gnóstica. Os «psíquicos» estariam sujeitos a uma redenção inferior, por meio da fé. Nessa classe eles numeravam os profetas do A.T., bem como homens bons de toda a sorte; mas, apesar da redenção dos tais ser digna, nunca faria os homens subirem aos paroxismos da glória. Isso estaria reservado aos «pneumáticos», que seriam os homens verdadeiramente espirituais. Tal experiência consistiria da reabsorção no ser divino, perdendo-se totalmente a individualidade. E dessa maneira, por assim dizer, o «homem» transformar-se-ia em um super-homem, e o «ego» transformar-se-ia no «superego». Tal redenção máxima, segundo eles diziam, seria produzida pela «gnosis» ou «conhecimento», de cujo termo se deriva o vocábulo «gnosticismo». O conhecimento por eles buscado era esotérico, mediado por meio de artes mágicas, cerimônias e um falso misticismo. Somente um exíguo número de iniciados poderia receber esse conhecimen­to remidor. Para eles, o conhecimento seria manifestadamente superior à fé.

3. Intermediários

Entre Deus e os homens haveria uma interminável série de emanações, formadas por poderes superiores, as «stoicheia», ou «aeons», que seriam iguais aos anjos, na síntese que resultou do encontro das religiões misteriosas orientais com o judaísmo e o cristianismo. Esses poderes seriam «emanações» de Deus, possuidores de partículas da «pleroma» ou plenitude divina; participariam da natureza divina, pois as emanações, na realidade, seriam partículas de raios do sol divino, o fogo central. Isso deve ser contrastado com a doutrina de Paulo, em Cl 1:19; 2:9, onde se aprende que Cristo possui a inteira«pleroma» de Deus, ou em Cl 2:10, onde os remidos são vistos como quem ficará cheio da plenitude divina.

4. Deus

Quanto a Deus—os gnósticos tinham um conceito deísta de Deus. Para eles, ele seria totalmente «transcendental», isto é, não entrava em contacto com os homens e nem mesmo poderia fazê-lo, pelo que tivera de arranjar mediadores, que seriam uma sucessão quase interminável de sombrios «aeons» (as emanações angelicais). deísmo ensina que há um ser supremo, mas que não teria qualquer interesse pela sua criação (ou emanação), não interferindo na história humana, porquanto nem puniria e nem recompensaria. O N.T., entretanto, é eminentemente «teísta», posição essa que ensina que Deus é imanente no mundo, através de Cristo, mantendo contacto com este mundo, recompensando, punindo e modificando o curso da história humana. Assim é que o segundo capítulo da primeira epístola de Timóteo pinta Deus como «o Salvador», tão distante está ele de ser total e perenemente transcendental. Outrossim, há apenas um mediador, e não muitos; e esse mediador é Cristo (ver I Tm 2:5).

O Deus Altíssimo estaria bem remoto deste mundo. Não haveria modo como o Deus supremo pudesse tocar na matéria, pois isso apenas o contaminaria. Deus seria um ser desconhecido, inefável, acerca de quem nada pode ser atribuído. O problema dos gnósticos, portanto, consistia em explicar como ele emanara a si mesmo e produzira os universos e a terra. Isso eles procuravam solucionar na doutrina dosaeons e do «demiurgo». Antes de tudo, haveria trinta emanações superiores, que estariam bem próximas do fogo central. Cada uma dessas emanações originou a emanação imediatamente inferior, pelo que haveria uma espécie de resplendor divino cada vez menor, com poderes cada vez mais limitados. Bem longe da chama divina, eis que chega uma emanação, a mais distante das trinta, que chegaria na linhaseparatória entre o que é celeste e o que é terreno. Visto estar ela tão distanciada de Deus, quando criou a terra, fez um mau trabalho, o que explicaria a confusão e os sofrimentos que há neste mundo, como o problema do mal, o mais difícil de todos os problemas da teologia e da filosofia. Essa última das trinta emanações eles chamavam de «demiurgo», sendo identificado com o Deus do A.T., o Deus dos judeus.

5. Quanto a Cristo

Os gnósticos acreditavam que Cristo não seria o — Verbo exaltado —, mas apenas um dentre muitos «aeons» ou emanações angelicais. Seria um dentre muitos salvadores ou pequenos deuses, mas em sentido algum seria divino como Deus é divino. Antes, seria um aeon que participava, em parte, da essência e dos atributos divinos. O fato de que os aeons podiam ter contacto com a matéria, o principio mesmo do mal, mostrava que Cristo não seria um «aeon» muito elevado. Nenhum «aeon», muito menos o Verbo divino (a primeira emanação divina), poderia encarnar-se, porquanto isso o envolveria na corrupção do mal. Portanto, o mundo em que vivemos seria um caos porque seu próprio criador teria problemas. Alguns mestres gnósticos identificavam o «Deus» do A.T. como o criador deste mundo, ao passo que outros o identificavam com «Cristo». Seja como for, esses «aeons» eram vistos como quem estava bem distante de Deus, o fogo central, pelo próprio fato de que podiam entrar em contacto com a matéria. Os gnósticos eram «docéticos» (palavra derivada do termo grego dokeoque significa «parecer»). Acreditavam eles que o «aeon» chamado de Espírito-Cristo, na realidade, não se encarnava. Isso seria impossível, porque tal coisa serviria somente para corrompê-lo. Antes, seu suposto corpo humano seria um fantasma, e tudo quanto ele fez aqui foi um papel teatral. Ou então, conforme pensavam muitos dos gnósticos, o Espírito-Cristo teria vindo possuir o corpo físico de Jesus de Nazaré, quando de seu batismo, tendo-o abandonado por ocasião de sua morte, pelo que a morte de Jesus não teria valor como expiação. Disso concluíam que o «Espírito-Cristo» não teria vindo «pelo sangue» (ver I Jo 5:6) e que nenhuma expiação fora efetuada por ele. (Ver II Pe 2:1). De acordo com a doutrina paulina, Cristo possui toda a «plenitude» de Deus, a sua «pleroma». Os gnósticos, porém, imaginavam que cada «aeon» possuiria apenas partículas dessa plenitude ou pleroma (a natureza de Deus e os seus atributos).

Em alguns sistemas gnósticos, porém, o demiurgo se torna o Cristo do N.T. embora outros dentre eles atribuíssem posição superior a Cristo. Mas não se deveria identificar esse «aeon», esse espírito de Cristo, com o homem Jesus de Nazaré. Esse «aeon» meramente ter-se-ia apossado do corpo do homem Jesus, por ocasião de seu batismo (outros gnósticos diziam que isso ocorreu quando de seu nascimento), tendo permanecido com ele até a sua crucificação e morte, ponto em que o abandonou. Alguns manuscri­tos do N.T. chegam mesmo a dizer, em Mt 27:47: «Meu poder, meu poder, por que me abandonaste?» em vez dessas palavras serem dirigidas a Deus. É que ali o homem Jesus estaria falando ao «aeon» que o abandonara, deixando-o aflitíssimo, porque isso o deixava um homem alquebrado e derrotado. Naturalmente, esses manuscritos, por serem relativamente recentes, não representam o texto original, mas nos fornecem algum discernimento sobre a maneira de pensar dos gnósticos.

6. A Expiação pelo Sangue

Os gnósticos também negavam a validade da expiação pelo sangue de Cristo. Jesus teria recebido esse poder por ocasião de seu batismo, mas este o abandonara quando de sua crucificação, pelo que também sua morte não seria o elemento essencial de sua missão. Para eles, Cristo veio «por meio da água» (o batismo), mas não «por meio do sangue» (a expiação na cruz). (Ver Jo 5:6 acerca disso, como também II Pe 2:1, que rebate tal negação gnóstica).

As descrições sobre o gnosticismo, em Colossenses e nas cartas católicas, nos fornecem boa compreensão sobre a maneira de pensar dos mestres gnósticos, que tinham penetrado nas fileiras cristãs. Nesse sistema, pois, quão vil era a posição atribuída a Cristo, em comparação com o que Paulo ensinava. Nos escritos deste, Cristo não era apenas um dentre muitíssimas emanações, mas era a verdadeirapleroma de Deus, a sua «inteira plenitude», o que os gnósticos pensavam estar disperso pelo agregado inteiro dos «aeons». Alguns mestres gnósticos, porém, atribuíam a Cristo uma posição superior a isso, julgando-o o mais esplendente dos «aeons».

7. Docetismo

A maioria dos gnósticos aceitava alguma forma de Docetismo, isto é, o conceito de que Cristo não foi um homem real, que sua vida humana foi apenas um papel teatral, que sua morte e sofrimentos foram aparentes, e não reais, e que o verdadeiro Cristo é uma personalidade angelical. Contra essas crenças é que foi escrita a primeira epístola de João, denunciando àqueles que não aceitavam a humanida­de autêntica de Jesus Cristo. «Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus, não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem, e presentemente já está no mundo... aquele que confessa o Filho, tem igualmente o Pai» (I Jo 4:2,3 e 2:23).

8. Ética e Conhecimento

Quanto a ética, os gnósticos criam ser bom abusar do corpo mediante o ascetismo ou a licenciosidade, porquanto isso ajudaria o sistema cósmico em seu suposto desígnio de destruir a matéria, da qual o corpo é representante. A resposta dada pelo N.T. é que a verdadeira fé requer a santidade, pois todos aqueles que nascem de Deus serão santos (ver I Jo 2:29). O evangelho autêntico tem um imperativo moral, não estando despido da necessidade de santidade no corpo (ver Rm 12:1,2), conforme os gnósticos ensinavam erroneamente.

ConhecimentoO gnosticismo fez do conhecimento seu fator superimportante. Este conhecimento era secreto, místico, mágico e gnóstico e era a base da própria salvação e de todas as observações éticas.

No cristianismo, a ética da gnosis («conhecimento») se torna uma espécie de «amor-conhecimento», esforçando-se por tornar Deus conhecido por meio do amor, expresso entre os homens através da fraterni­dade. Pode-se notar no grande «hino ao amor», no décimo terceiro capítulo da primeira epístola aos Coríntios, que o conhecimento é pintado como a «desaparecer», ao passo que o amor nunca falha; e até mesmo dentre as três virtudes cristãs máximas, a fé, a esperança e o amor, este último é reputado o maior. Paulo orava pelos crentes, —a fim de que viessem a conhecer a Deus, mediante a sabedoria e a revelação divinas (ver Ef 1:17), mas isso não pode ser obtido sem que o indivíduo conheça o amor de Deus, que ultrapassa a todo o entendimento. Por esse método é que os homens haverão de receber «toda a plenitude de Deus» (ver Ef 3:18,19).

9. Empréstimos

A doutrina do gnosticismo, a doutrina das emanações ou «aeons», provavelmente foi tomada por empréstimo, ou pelo menos foi influenciada em parte, do mitraísmo, uma das religiões misteriosas da Pérsia.Mitra era um deus-herói, o qual, enquanto esteve na terra, dedicou-se ao serviço da humanidade. Após uma última ceia, que celebrava o sucesso de seus labores remidores, ele ascendeu ao céus; dali ajuda seus seguidores na terra no conflito deles contra as forças do mal. Os iniciados nessa adoração passam por sete estágios de desenvolvimento, o que prefiguraria a passagem final da alma pelos sete céus. Mediante cerimônias místicas é que seus seguidores passariam pelos vários graus; e essas cerimônias incluíam abluções, refeições sagradas, ritos sacra­mentais, etc. Tal religião admitia somente varões em suas fileiras, pelo que somente os homens poderiam ser remidos. Fomentava a crença nos «aeons» ou emanações de Deus.

O gnosticismo também emprestou muitas idéias do misticismo oriental, de modo geral, da mitologia e filosofia grega, do judaísmo e do cristianismo.

10. Personagens Principais

Foram Valentino e Basílides, ambos de Alexandria, e ambos com um passado helênico. Valentino esteve em seu zênite em cerca do ano 150 D.C. Viveu em Roma entre 138 e 161 D.C. Basílides esteve no ápice de sua fama em cerca de 130 D.C. A principal diferença entre este último e Valentino era a inversão das emanações, pois ele pensava que o desenvolvimento da divindade se dera do menor para o maior, da terra para os céus. E ele pensava que a terra evoluíra de baixo para cima, não sendo uma espécie de emanação final de uma série quase infinita, proveniente do Deus Altíssimo. Saturninoencabeçava a seção do gnosticismo sírio, que floresceu em Antioquia por volta de 125 D.C. Um dos primeiros entre os mestres gnósticos foi Cerinto, contemporâneo do apóstolo João, em Êfeso. Ele misturava isso com certas formas judaicas, aceitando traços da doutrina ebionita. Rejeitava todo o A.T., e seu Deus, o que era comum entre os gnósticos. Márcion, por sua vez, rejeitava a totalidade do A.T., e aceitava somente algumas das epístolas de Paulo e uma forma mutilada do evangelho de Lucas, como suas Escrituras autoritárias.

Uma das mais estranhas seitas gnósticas era a dos ofitas, que veneravam à serpente. Ensinavam eles que o deus desta terra é mau, um «aeon» inferior, ao passo que a serpente seria boa. Alguns deles revertiam as Escrituras, afirmando, por exemplo, que personagens como Moisés e Elias foram forças malignas da história humana, mas que Faraó e Acabe foram santos homens em favor do bem.

11. Gnosticismo Combatido no Novo Testamento

As passagens neotestamentárias que parecem repreender alguma forma da heresia gnóstica são: Cl 1—3 (e os trechos paralelos em Efésios); várias porções da primeira epístola de João, como 2:22 e ss4:3; II Jo 7; I Tm 1:4 e ss4:3 e ss2:18; 3:5-7; Tt 1;14 e ss. É óbvio que vocábulos como «plenitude» (no grego, pleroma) (ver Cl 1:19 e 2:9), espíritos elementares (ver Cl 2:8) (no grego, stoicheia), e vários nomes de ordens angelicais, como potestades, principados, domínios, etc. (ver Ef 1:21 e outros trechos de Colossenses e Efésios), «mistério» (ver Ef 1:10; 3:3; Cl 1:26; 2:2 e muitos outros lugares) foram todos tomados por empréstimo do vocabulário gnóstico e das religiões misteriosas; e foram usados de maneira diversa ou similar a maneira como eram usados naquelas religiões, segundo as exigências da teologia cristã.

Oito livros do N.T. combatem o gnosticismo que assediou a igreja pelo espaço de 150 anos. Esses livros são as três epístolas joaninas, as epístolas aos Colossenses, Judas, e em certas passagens, Efésios, o evangelho de João e o Apocalipse.

12.  Sumário de Algumas Idéias Gnósticas Básicas

a. O dualismo da realidade, a clara divisão entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas. O mundo material é incompatível com o mundo espiritual. Um sistema de emanações tornou-se necessário, para fazer com que qualquer tipo de princípio espiritual pudesse mesclar-se com o mundo da matéria, visto que qualquer contacto direto entre os dois faria o espírito contaminar-se.
b. Sete poderesquase maus, quase hostis, que teriam criado o mundo, e que seriam ordens angelicais, seriam as últimas emanações de Deus, das quais se derivariam o mundo material e os poderes malignos.
c. A Grande Deusa Mãe dos Céusconhecida como Sofia, teria descido a este mundo material, onde teria dado à luz os sete poderes referidos no ponto «b», acima.
d. O Homem Primevoque teria existido antes dos mundos materiais, teria vindo a este mundo a fim de declarar guerra as trevas que acompanham a materialidade. Com o aparecimento dele, começa o drama da história do mundo. Ele é dominado pelas trevas; mas, finalmente, consegue libertar-se.
eSoter (Salvador), com freqüência, é visto como idêntico ao Homem Primevoo qual, ao libertar-se, também abriu uma porta para a liberdade dos iniciados do gnosticismo. De acordo com alguns sistemas gnósticos, ele também tinha a tarefa de libertar Sofia. A união de um com o outro, pois, trouxe a salvação para os eleitos.
f. Por meio do conhecimentodo ascetismo ou da libertinagem, os gnósticos procuravam separar-se do princípio da materialidade, onde residem o pecado e a degradação. Liberada, a alma é elevada até Deus. Em todas aquelas seitas em que a Grande Mãe desempenhava um papel, a prostituição sagrada fazia parte do processo de liberação. Seja como for, a alma verdadeiramente liberada seria reabsorvida pela natureza divina, perdendo totalmente a sua indivi­dualidade.

13.  O Gnosticismo e a Literatura

A maior parte dos livros apócrifos do Novo Testamento envolve um certo elemento gnóstico. Os primeiros tributários desse rio do gnosticismo podem ser discernidos nas obras apócrifas e pseudepígrafas do Antigo Testamento. As obras gnósticas posterio­res, com freqüência, assumiam a forma de apocalip­ses, seguindo o modelo que aparece em livros como Daniel, I Enoque, etc. As cosmologias e angelologiasde livros como I e II Enoque, e também Jubileus, certamente estão alicerçadas sobre conceitos gnósti­cos. Os quatro anjos que governam as quatro estações do ano, os sete espíritos que correspondem aos sete dias da semana, são conceitos que se encontram em livros como Tobias, Testamento de Levi e os livros de Enoque, bem como no Apocalipse e no Apócrifo gnóstico de João, na biblioteca de NagHammadi. Além disso, há os trinta aeons, que correspondem aos trinta dias do mês do calendário solar, identificados com os poderes que governam os corpos celestes (conforme se vê em I Enoque e em Jubileus). Esses aeons são chamados, coletivamente, de pleroma (a plenitude das emanações de Deus). Elementos místicos e especulações também estão baseados sobre alguns livros bíblicos, como o de Ezequiel, embora, mais pesadamente ainda, alicercem-se sobre escritos apócrifos e pseudepígrafos.

Principais Escritos Gnósticos

Até bem recentemente, o que se conhecia por gnosticismo derivava-se de escritos lançados contra os gnósticos, como Contra Heresias, de Irineu; a Reputação de Todas as Heresias, por Hipólito; e oPanarionde Epifânio. Entretanto, durante as últimas duas décadas, tem havido a publicação de muitas obras escritas diretamente por autores gnósticos. Foi descoberta uma biblioteca gnóstica em NagHammadi, no Egito. Ali estão contidas traduções de obras dos mais diversos caracteres para o côptico, incluindo material proveniente do maniqueísmo. Assim, temos o Evangelho da Verdade (talvez escrito por Valêncio); o Evangelho de Tome (declarações do Senhor Jesus ressurreto, algumas das quais são variações de declarações existentes nos evangelhos canônicos). Esse material continua sendo estudado. A impressão geral que derivamos desses documentos antigos é de que os primeiros pais da Igreja, apesar de possíveis preconceitos que tivessem, proveram-nos um quadro geralmente exato a respeito das crenças gnósticas.

Outras obras gnósticas, conhecidas somente através de citações que perduram até hoje, são o Evangelho de Eva (citações); Sofia de Jesus Cristo; o Diálogo do Redentor; Fé de Sofia; os Livros deJeú (todos disponíveis). Provavelmente, essas obras foram produzidas no Egito. Também temos o Evangelho dos Doze Apóstolos, que talvez seja idêntico ao Evangelho dos ManiqueusEvangelho de Filipe, que se conhece somente no cóptico, provavelmente, teve um original grego e deve ter sido produzido no século II D.C. Esse evangelho reflete os evangelhos canônicos, como também alguns ensinamentos de Paulo. Tem um estilo poético e um agudo discernimento psicológico, conforme se vê em outras obras gnósticas. Nesse evangelho, o grande mistério é a câmara nupcial, onde ocorre a união com realidades celestiais. Seja como for, Jesus teria revelado grandes segredos a Filipe. Irineu também menciona o Evangelho de Judas, que não mais “existe”; mas o Apócrifon de João até hoje está preservado. Seu autor teria sido João, filho de Zebedeu, e as revelações dadas ali formam um complexo sistema cosmológico, onde opera um tipo especial de redenção. Irineu tinha conhecimento desse evangelho, pelo que é provável que tenha sido publicado no século II D.C. O Evangelho de Maria também foi produzido mais ou menos nessa época. A heroína é Maria Madalena. Alegadamente, ela recebeu revelações da parte do Cristo ressurreto, que ela, então, transmitiu aos outros discípulos. O Evangelho de Pedro contém alguns elementos gnósticos e já era conhecido antes do ano 200 D.C. Além desse, há também o Atos de João, que demonstra alguma dependência do ApócrifonA natureza desse livro é altamente docética no tocante a Cristo. Encontram-se elementos gnósticos no livro Pregação de Pedro; mas o livro Atos de Tome è uma franca obra gnóstica. Neste livro, Tome aparece como Irmão gêmeo de Jesus, aparecendo também como o principal porta-voz de Jesus, neste mundo de misérias.

CREDITO E FONTE: http://www.ebdareiabranca.com/EstudosBiblicos/GNOSTICISMO.htm


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