'

Teria Deus recompensado a mentira de Abraão e afligido injustamente Faraó?

 Em Exo. 20:16 lemos o nono mandamento do decálogo proibindo a mentira. Diante disso pergunto:
- Porque Deus prosperou Abraão mesmo depois deste ter mentido?

Gen.12:10-20
 10 Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa.
 11 Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: "Bem sei que você é bonita. 12
Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva. 13 Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa".
 14 Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita. 15 Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio. 16 Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos.
 17 Mas o Senhor puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de Abrão. 18 Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: "O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher? 19 Por que disse que ela era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mulher. Tome-a e vá! "
 20 A seguir o faraó deu ordens para que providenciassem o necessário para que Abrão partisse, com sua mulher e com tudo o que possuía.

Teria Deus recompensado a mentira de Abraão e afligido injustamente Faraó?




Resposta: Obviamente que o Deus Soberano não recompensa o mal, portanto a prosperidade de Abraão não pode ser vista como uma recompensa por sua mentira. O adultério era estritamente proibido
pela religião egípcia, Faraó deve ter sentido que deveria recompensá-lo por ter levado sua mulher até o palácio, mesmo sem saber da sua real situação. Ainda ressalto que Faraó não foi afligido injustamente. A punição veio com doenças, sendo que estas atingiram não somente Faraó, mas também toda sua corte. Foi necessário esse castigo para que Faraó meditasse na recepção cruel que prestavam aos estrangeiros -matar um homem para ficar com sua esposa- por isso Abraão mentiu, e, nisso Faraó foi afligido. O que é pior matar um homem para ficar com sua esposa, ou negar o estado civil para não ser morto? Qual dos dois cometeu uma maldade maior, a mentira de Abraão ou a recepção de Faraó? Como podemos ver Faraó não era inocente, por isso foi punido, e reconhecendo o erro depois de ter os olhos abertos pelas mãos pesadas do Deus de Abraão, sentiu a obrigação de recompensar o Pai de uma grande multidão (Abraão). Vale lembrar que pecado traz consequencias, contudo, essa consequencia não  é moeda para comprar perdão. O perdão é gratuito para nós, contudo, lembre-se:
- Seus pecados custaram um alto preço, JESUS morrendo por você (João.03:16), ELE é a moeda que compra o perdão, o preço desta moeda é simplesmente aceitá-lo em sua vida como seu único e suficiente Salvador, depois, viver na pratica sua essência, o amor.
Pecados não são pagos com tribulação, portanto, a aflição vinda sob a corte de Faraó não foi um pagamento pelo pecado que ele cometeu, nem a prosperidade de Abraão foi um pagamento por sua mentira. Faraó teve que sofrer as consequencias para ver onde estava pecando -recepção maldosa dos estrangeiros- já Abraão conhecia o Deus de amor e sabia que tinha errado em mentir, mas, sabia que podia contar com o perdão divino, antes mesmo das consequencias do seu pecado. Lembre-se querido, aqui se abra dois caminhos, de um lado aquele que peca e não quer ver, só vê o erro depois de estar sofrendo as consequencias deste, e, do outro lado está aquele que erra, mas, antes de sofrer as consequencias do seu erro, lembra que tem um Deus de amor lá encima no céu, então clama a Ele por misericórdia e de imediato tem seu pecado apagado.
Diante de seus pecados não se sinta impotente! Clame ao Deus vivo por misericórdia, até Abraão, que é o pai da fé,  pecou mentindo! Imagina nós?
Lembre-se perdão não se compra com tribulação, o perdão é grátis e obtido semente através dEle:
(Jo 1:29 )
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


O concessor de perdão te convida e a cada segundo renova o convite dizendo, ei querido:
(Mt 11:28 )
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.







SE GOSTOU COMPARTILHE NO FACEBOOK COM SEUS AMIGOS.