'

Significado de alguns nomes hebraico.

Hoje em dia é quase moda usar expressões que fazem parte dos originais Sagrados. Em pregações, letras de hinos, nas orações e até mesmo em nomes próprios com os de igrejas e comércios  é comum encontrarmos  palavras  em hebraico extraídas da Bíblia . O curioso é que  muitas pessoas ouvem esses nomes, sabem que é bíblico, porém, não fazem a menor idéia do que aquilo significa  em português! Com o intuito de ajudar  e matar a curiosidade de algumas pessoas preparei esse “post”  para  explicar o real significado de algumas expressões originais.

 JEOVÁ RAPHA  – Uma expressão hebraica composta de duas palavras. Significa  “O Senhor Cura”, ou ainda, “O Deus que sara”.
 “e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.” (Êxodo 15. 26)
"Eu sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades.

JEOVÁ JIREH – Uma expressão hebraica composta das palavras Jeová + Jireh. A expressão completa significa algo como “O Senhor proverá”.
“E pôs Abraão por nome àquele lugar — O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.” (Gênesis 22.14)
Abraão usou esse nome quando Deus proveu o cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.
JEOVÁ-NISSISignifica basicamente : "O Senhor é minha bandeira"   Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17.

“Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.” (Êxodo 17.15)

JEOVÁ SHAMÁ:  "O Senhor está ali"  Esse nome geralmente era atribuído a Jerusalem e ao templo.
“Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR Está Ali.” (Ezequiel 48. 35)

JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos"
Portanto, diz o SENHOR Deus dos Exércitos, o Forte de Israel: Ah! Consolar-me-ei acerca dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos. (Isaías 1:24 )


EL-SHADAY – Uma expressão hebraica composta por duas palavras: “‘el”, que significa Deus e “Shadday”, que significa “todo-poderoso”. 

“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17. 1)


ELOHIM – Significa “Deus Altíssimo/ Deus criador/ Deus Poderoso”.
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1.1)


·         Os nomes citados aqui podem sofrer variações, mas, o sentido principal é esse aqui mencionado.
Esse é apenas alguns nomes de uma lista imensa. Caso queira saber o significado de algum outro, cite nos comentários, que num período de 24 hrs colocarei aqui o significado dele.